Segenergy Energia Solar

Climatempo divulga radar meteorológico em Porto Alegre alimentado por usina solar

Por: Beatriz Bevilácqua Pilôni

A Climatempo, empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, anunciou possuir, desde agosto do ano passado, uma usina solar para abastecer o radar meteorológico de Porto Alegre (RS). Segundo a empresa, o motivo da alteração no uso de combustíveis fósseis para a energia renovável foi o incentivo à transição para a energia limpa e a segurança de um sistema ativo, mesmo em meio à falta de luz.

O sistema está instalado no Morro da Polícia e conta com baterias feitas de lítio, instaladas para substituir um antigo gerador movido a diesel. O material é especial para armazenamento de energia e capaz de manter a estrutura funcionando por até três dias de blackout. Foram investidos no projeto cerca de R$ 600 mil reais.

“O radar possui diversas redundâncias, incluindo a elétrica, para assegurar seu funcionamento a todo momento. A troca da fonte de alimentação em caso de falta luz, além de proporcionar uma operação por até três dias, vai ao encontro dos princípios de sustentabilidade da Climatempo, com a substituição de uma fonte fóssil pela solar”, explica o vice-presidente de Negócios da Climatempo, Marcos Massari.

Instalado em containers, o radar meteorológico de Porto Alegre pertence ao governo do Rio Grande do Sul e é operado pela Climatempo. Antes da sua inauguração, o aparelho passou por um período de calibragem e vem operando com sucesso desde então, entregando previsões do tempo e monitoramento meteorológico a um raio de 150 km na região metropolitana da capital. 

Segundo a Climatempo, o funcionamento do radar, juntamente com os equipamentos da usina solar, tem trazido grandes benefícios à área atingida, como melhorias na capacidade de monitoramento climático do estado, com previsões e alertas mais precisos para garantir maior proteção da população e um melhor planejamento econômico da região. 

A queima de combustíveis fósseis, contida no processo de produção da energia elétrica, produz os gases de efeito estufa (GEE), que são os grandes responsáveis pelo aquecimento global e as perigosas mudanças climáticas. 

Atitudes como a da Climatempo são necessárias para garantir uma vida cada vez mais saudável ao planeta Terra.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *