Por: Beatriz Bevilácqua Pilôni
Com desastres naturais e o aquecimento global cada vez mais presentes, empresas e governos pelo mundo têm levado em consideração medidas para a diminuição de gás carbônico, uma dessas alternativas é a energia fotovoltaica, e a Suíça, como um país de primeiro mundo, não ficaria para trás.
O Escritório Federal de Transporte da Suíça aprovou para a startup Sun-Ways um projeto de instalação de paineis solares em trilhos de trem, tendo como expectativa atender a cerca de um terço da população suíça.
A proposta está em pauta deste 2023 mas só este ano o projeto-piloto foi aprovado para um trecho de 100m na cidade de Buttes, com instalação de 48 placas solares de 380W, e lançamento para 2025.
“Um relatório de especialistas indica que o dispositivo Sun-Ways permanece perfeitamente estável quando os trens passam a até 150 km/h e é resistente a ventos de até 240 km/h. No trecho escolhido para o projeto piloto, a velocidade máxima é de 70 km/h”, afirmou a empresa.
O plano futuro da startup é transformar 1,3 milhões de vias férreas em centrais elétricas com energia solar, o equivalente a 30% do consumo total de eletricidade das empresas de transporte público do país e evitando a emissão de 200 mil toneladas de CO², para isso ela criou uma máquina capaz de encaixar até 1.000m² de paineis solares em um dia.