Segenergy Energia Solar

Interesse de estados e municípios por solar cresce 30% no Brasil

Instalações garantem desenvolvimento econômico e social ao mesmo tempo que trazem alívio no orçamento público

implementação de usinas solares para geração de energia elétrica em imóveis de responsabilidade do Poder Público tem sido cada vez mais frequentes nas gestões estaduais e municipais de diversas regiões do Brasil. 

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), mais de 22,7 MW de potência foram instalados somente no primeiro semestre do ano – uma alta de 30% na comparação com os 16,1 MW registrados no mesmo período de 2021.

Em Pernambuco, por exemplo, o Governo do Estado lançou, há menos de um mês, por meio do PPPE (Programa de Parcerias Estratégicas), um edital de licitação para a construção, operação e manutenção de uma nova usina de geração solar.

No Sul do país, a Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) analisa um Projeto de Lei que obriga a instalação de painéis solares em prédios públicos da cidade. A proposta está em processo de tramitação na Casa, tendo sido aberta em 16 de junho de 2021. 

A Câmara de Vereadores de São José do Rio Preto (SP), por sua vez, já conta com um projeto com essas características aprovado. Na localidade, a instalação de energia solar em prédios públicos é um item obrigatório por parte do Poder Público municipal. 

Mais indicadores

Entre os estados brasileiros, os dados da ANEEL indicaram que Minas Gerais é a região que mais utiliza, até o momento, a energia solar em imóveis públicos, com 13,2 MW de potência e 484 sistemas fotovoltaicos instalados desde o início da contabilização dos dados da Agência, em 2012. 

Entre municípios, o destaque fica por conta da Prefeitura de Boa Vista (RR), que aposta na fonte solar desde 2017.  Por ano, a administração economiza cerca de R$ 5 milhões com os investimentos no Teatro Municipal, no Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, no Mercado Municipal São Francisco e no estacionamento da Secretaria de Serviços Públicos. 

Além do alívio para o orçamento, a instalação de sistemas fotovoltaicos em imóveis do Poder Público também garante outros benefícios para estados e municípios, como uma maior previsibilidade de custos, um melhor desenvolvimento econômico e a promoção de mais emprego e renda para a população.

Por: Henrique Hein

Fonte: https://canalsolar.com.br/interesse-de-estados-e-municipios-por-solar-cresce-30-no-brasil/

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *